quarta-feira, 21 de abril de 2010

Ser do bem? Ou fazer o bem?

E se o mundo pudesse ser um pouco melhor do que hoje é, o que mudaria? As pessoas seriam melhores ou, não existiriam pessoas?
E se a maldade fosse extinguida, o que poderia ser considerado bondade? Todos seriam bons? Ou ela deixaria de existir por faltar-lhe o lado comparativo, oposto, contrário...??
Alguns estudiosos dizem que tão ruim quanto fazer o mal, é deixar de fazer o bem.
Mas pergunto-lhe... Ser do bem? Ou fazer o bem? Afinal em que momento de nossas vidas paramos para ajudar uns aos outros?
Ahh.. esqueci.. não da tempo.. A vida é tão corrida não é? Pobres humanos.. tão.. incapazes..
Será mesmo? Sabe, apesar de existir número cada vez maior de pessoas obesas, ainda acho que dos sete pecados capitais o mais utilizado hoje é a preguiça.. Temos preguiça para caminhar, para levantar, para nos arrumarmos.. Temos preguiça para sair, correr, viajar, e muitas vezes até trabalhar.. Temos preguiça até de pensar.. E como deixamos de pensar.. Muitas vezes quase chegamos a mesma sintonia de nossos ancentrais, por deixarmos de utilizar uma pecinha quase que despercebida em nosso corpo.. o CÉREBRO... agora, quem dera levantar do sofá para fazer o bem não é? Depois de um dia tão cansativo, cheio de compromissos e correrias.. Depois de trabalhar horas e não comer quase nada. Depois de exercitar todos os músculos do corpo mesmo que sentado na frente de um computador por mais ou menos 6 horas. Pegar ônibus, metro?? Andar km e suar gotas e gotas de nosso tão sofrido suor... Que tempo nos resta para um gesto de carinho e bondade com o próximo??
Somos tão egoístas ao ponto de achar que o nosso sofrimento é maior que o sofrimento de qualquer um.. Somos tão egoistas ao ponto de não abrirmos mão do nosso tão precioso descanso porque achamos que merecemos e muito ele.. Descanso do que? Do corpo ou da alma???
Existirá diferença entre ser das sombras ou nela se esconder? Será que apenas por não roubar, não matar e não estuprar, merecemos mérito por alguma coisa?
Mérito.. palavra muito bonita.. e ao mesmo tempo quase que histórica.. pré-histórica..

Morrer é muito facil.. dificil é ser alguem e fazer a diferença enquanto vivo...

Mas se ela fosse fácil.. não seria assim, de toda graça..

Nenhum comentário:

Postar um comentário